Windows Movie Maker

Windows Movie Maker trata-se de um software de edição de vídeo da Microsoft. Permite editar vídeos, criar efeitos, adicionar música, colocar textos, entre outras técnicas visuais.
Qualquer projecto caseiro realizado neste programa, pode ser visto através das extensões .avi e .wmv ou pode ser copiado directamente para CD/DVD.

Pode-mos avaliar este programa através de 4 grandes factores: a nível de usabilidade considero este programa um nível 17, isto porque apesar de,normalmente, eu não trabalhar vídeo, quando o faço, utilizo-me deste programa e serve bastante bem, pode não ser logo lógico mas qualquer utilizador, até mesmo novato, orienta-se bem neste programa de edição de vídeo.
De seguida temos o factor acessibilidade, neste penso que é nítido que receba 19, visto ser um programa da Microsoft adaptando a linguagem de interpretação ao utilizador, definindo-se automaticamente consoante a língua que o utilizador definir para o computador.
Relativamente ao factor funcionalidade, este software dispõe de funções de edição de filmes caseiros podendo colocar músicas nas apresentações como também efeitos de criação, tal como está explicito na Wikipédia "esmanecimento, fade in/out, títulos, subtítulos, pixelização, Casting e outras técnicas visuais..." atribuindo-lhe assim a nota máxima(20).
Por fim temos o factor flexibilidade, no qual atribuo 18. Penso ser um programa que na minha opinião corresponde ás necessidades do utilizador, podendo transformar totalmente um filme de acordo com aquilo que o utilizador entender.

Audacity

Audacity é um software par edição e manipulação de áudio digital. É um programa gratuito e grava em diferentes formatos tais como MP3 e WAV. Avaliar este programa vai ser bastante dificil tendo em conta os 4 factores visto nunca ter usado este programa, podendo tornar a avaliação pouco fundamentada.

Este programa em usabilidade vai receber da minha parte a nota de 17, isto pelo facto de já ter alguma experiência em programas de edição de som, como Magix music maker que tem já a publicação de diversos modelos e software para diferentes tipos de utilizadores e respéctivas utilizações práticas, e pelo facto de abrindo o programa nos seus menus e nas suas aplicações práticas de programa não ser assim tão dificil. Na competência da acessibilidade, avalio-o o programa com nota 17 também, visto, na prespéctiva prática, apresentar símbolos de formato devidamente identificável(PLAY;STOP;RECORD), preceptivel e grande. Verifica-se que o programa, à partida utiliza conteúdos como tambem expressões que dificultam a utilização a novatos comparativamente a utilizadores experientes, o que no contexto da flexibilidade retrata um aspecto negativo bastante relevante o que me faz querer que a nota mais justa a dar tendo em conta este aspecto mas tambem o facto de não cnhecer bem o programa e não estar e ser demasiado critico, dou a nota de 15.
Por fim, no campo da funcionalidade consigo observar a presença dos botões (copiar;colar;cortar), mas tambem do controlo de ruído através do compressor e do soundwarper(DISTROTION e FILTER) e controlo de velocidade e volume do som.
Tendo observado e consigo identificar estas funcionalidades importantes num programa de edição de som então, a partida, mesmo sem conhecer muito bem o programa a nota minima que daria era 17.







Paint.NET






Paint.NET é um programa de computador gratuito e open-source utilizado na manipulação e edição de imagem e fotografia.
Tendo sido o programa que andei a desenvolver em projecto durante, quase todo o mês de Janeiro, vai me ser mais fácil criticar e avaliar em aspectos mais aprofundados todos os aspectos relevantes para os 4 factores que vou avaliar de seguida.
Paint.NET apresenta uma usabilidade
bastante aceitável, simples podendo ser fácil-mente manuseada por um utilizador novato, recebendo então uma nota de 19. Quanto à acessibilidade penso que temos de ser um pouco mais críticos, recebe um 14 pois penso que é difícil para um utilizador novato descobrir certas janelas imprescindíveis para a realização do seu trabalho neste programa.O seguinte factor trata-se da funcionalidade o que para mim recebe desde já um 19 pelo facto de ser tão prático e permitir alterar radicalmente ou não, dependendo das opções do utilizador, uma imagem.
Por fim temos a flexibilidade que
para mim que utilizo quase constantemente este programa, merece o 19, visto permitir, ao utilizador, apenas visualizar ferramentas e janelas que lhe sejam imprescindíveis podendo as outras estar fechadas.

Inkscape

O inkscape trata-se de um programa livre de manipulação de imagem através de gráficos vectoriais.
Tem até hoje, já lançadas no mercado, diferentes versões, suportando, entre vários formatos, o SVG(Scalar Vectorial Grafhics) e PNG. Tendo explorado recentemente este programa através de uma apresentação prática de curso, não me vai ser então muito fácil avalia-lo. Mas muito bem, considero este programa tendo em conta o factor usabilidade, claro mas ainda assim susceptível de criar embaraço para um utilizador novato devido à existência de botões de menu e botões das ferramentas pouco esclarecedores, portanto recebe a nota de 16.
Passando à acessibilidade penso que o programa não apresenta qualquer debilidade de maior problema que seja importante evidenciar aqui,
isto porque todos os ícones estão identificados e porque o programa está disponível nas mais diversas línguas facilitando o uso a qualquer pessoa mesmo estrangeira, recebendo assim uma nota de 19.
Relativamente à funcionalidade
, penso que o programa respeita os objectivos dele mesmo, sendo um programa de manipulação de imagem e tendo disponíveis diversos botões que permitem ao utilizador essa mesma utilização (manipulação) dou uma nota de 19.
Por fim temos o factor flexibilidade no qual vou dar a nota máxima 20, visto apresentar uma grande variedade de atalhos, de modo a agradar a todos os utilizadores, e criação de efeitos, definidos pelo mesmo.